Neomind
  • Início
  • Assuntos
    • Casos de Sucesso
    • Design
    • Documentos/ECM
    • Fusion Platform
    • Inovação & TI
    • A Neomind
    • Materiais Educativos
    • Processos/BPM
    • Webinars
  • A Neomind
  • Materiais Gratuitos
  • Contato
  • Português
Neomind
  • Início
  • Assuntos
    • Casos de Sucesso
    • Design
    • Documentos/ECM
    • Fusion Platform
    • Inovação & TI
    • A Neomind
    • Materiais Educativos
    • Processos/BPM
    • Webinars
  • A Neomind
  • Materiais Gratuitos
  • Contato
  • Português
  • Siga-nos

O ECM morreu? Tudo sobre a nova era do Enterprise Content Management

Por Felipe Bahiense11/08/2017 em Documentos/ECM, Deixe um comentário
Fim do ECM

“ECM is now dead” (ECM está morto). A frase não precisaria estar em negrito para chamar sua atenção. O fim do que conhecemos por Enterprise Content Management (Gestão de Conteúdo Empresarial) foi decretado pelo Gartner em 2016. De acordo com a empresa, morre o ECM e nasce o termo Content Services (em português, Serviços de Conteúdo).

O Gartner não é o único “pai” do fim do termo ECM. A AIIM (Association for Information and Image Management) publicou um estudo intitulado “The New Wave” (A Nova Onda), no qual apresenta o IIM – Intelligent Information Management (Gestão Inteligente da Informação).

Apesar de serem dois termos diferentes, existe algo que já conseguimos perceber com essa história toda: o mercado de Gestão de Informações está sendo definido de maneira mais ampla, especialmente face à evolução das tecnologias.

Benefícios da Gestão Eletrônica de Documentos

Quer saber mais sobre o Enterprise Content Management (ECM)? Assista!

Mas por que essa discussão surgiu?

De acordo com a AIIM, a consumerização (uso de dispositivos pessoais no ambiente de trabalho), a nuvem, o aparelho celular e a Internet das Coisas (IoT) estão rapidamente sinalizando o fim da era ECM. Muitas organizações já estão trabalhando com as melhores práticas e normas para fazerem a transição para uma era dominada pelas tecnologias Mobile, Analytics, Cloud e Collaborative (MACC).

Adicionalmente, temos o crescimento explosivo em volume e variedade de dados, além dos avanços das tecnologias de:

  • Artificial Intelligence (AI),
  • Intelligent Capture (IC),
  • Machine Learning,
  • Natural Language,
  • Analytics,
  • Robotic Process Automation (RPA).

Somada a essas tecnologias, há uma força de trabalho cada vez mais móvel e conectada, a qual ampliou as fronteiras do mercado de ECM. Em outras palavras, fez com que o Enterprise Content Management se redefinisse e alcançasse um novo estágio em sua evolução.

Então, o ECM continua vivo?

O ECM como um conceito, estratégia ou conjunto de métodos definidos para gerenciar o ciclo de vida do conteúdo está mais vivo do que nunca. O que está em discussão, especialmente em outros países, é que o termo não corresponde aos desafios que uma solução de gestão de conteúdo precisa enfrentar para estar alinhada com os avanços de tecnologias e mudanças no mercado de TI.

Sabe aquela história de “onde há fumaça, há fogo”. Gartner e AIIM são duas entidades de peso e, se ambas entraram na discussão, é porque precisamos refletir em como nossas soluções para Gerenciamento de Conteúdo podem evoluir para atender a uma demanda que já não faz parte da ficção.

A visão da Neomind sobre o assunto

O surgimento do ECM baseou-se principalmente na revolução de alguns segmentos que tinham como grande diferencial a organização de atividades que produziam papel. É o caso do setor bancário que possuía uma alta necessidade de processar um grande volume de cheques.

O mundo está mudando rapidamente e hoje as relações são cada vez mais digitais. Para citar um exemplo, se antes usávamos o cheque para não andar com dinheiro em espécie, agora passamos a usar os cartões eletrônicos para não precisar utilizar o cheque.

O que não mudou é a necessidade de preservar informação e organizar processos. Logo, se antigamente a dificuldade era verificar se um colaborador tinha no chão de fábrica uma norma impressa a sua disposição, a necessidade atual tem sido cada vez mais a de saber se ele consumiu aquele conteúdo e se o conhecimento é acessível a todos a qualquer hora e qualquer lugar.

Nós, da Neomind, acreditamos que o ECM, além das mudanças naturais de siglas (algo comum na área da TI), cada vez mais ganhará novas roupagens sociais no campo sistêmico. Isso para fazer com que a forma pesada de trabalho orientada a transações seja simplificada pela era dos comentários, hashtags, curtidas e compartilhamentos.

Que papel esperamos de uma solução de gerenciamento de conteúdo?

Enterprise Content Management, Intelligent Information Management ou Content Services. Independente do termo que se utilize, essa é a pergunta que devemos fazer para que possamos participar da discussão e melhorarmos a aplicabilidade de uma solução que trate do gerenciamento de conteúdo e informação.

Como você pode imaginar, a discussão é ampla. Fique à vontade para deixar sua opinião e compartilhar este artigo. Quanto mais pessoas falarem sobre este assunto, mais todos nós sairemos ganhando. Afinal, se o termo ECM chegou ao fim de sua vida, o conceito continua vivo e é cada vez mais importante para empresas de todos os portes e segmentos.

E já que o assunto tem a ver com novas eras para o ECM, queremos deixar aqui a sugestão de leitura do artigo 5 tendências essenciais do BPM para a transformação digital em 2018.

Acompanhe os conteúdo do nosso blog! Ou, ainda, siga-nos no Facebook e Linkedin.


Enterprise Content Management (ECM)Gestão de Documentos
Share on FacebookShare on Twitter

Felipe Bahiense

CEO e fundador da Neomind, bacharel em Sistemas de Informação pela Unisociesc e membro e certificado da AIIM (Association for Information and Image Management). Atua na área de gestão da informação há mais de 19 anos como líder de projetos críticos em gestão de documentos, processos e inteligência competitiva.

Deixe um comentário Cancelar resposta

Postagens relacionadas

Capa Artigo Tipologia Documental

Como a tipologia documental do Fusion Platform ajuda na gestão dos seus documentos

Por Felipe Borba10/03/2025Deixe um comentário
capa--assinatura-mobile-e-seu-papel-na-mobilidade-corporativa

Assinatura mobile e seu papel na mobilidade corporativa

Por Gabriel Gorniack14/10/2024Deixe um comentário
capa-traducao-de-documentos

Tradução de documentos com IA no Fusion Platform

Por Luiz Cézar Medeiros Filho09/09/2024Deixe um comentário
capa-solucao-gestao-documentos

Solução de gestão de documentos: como implementar

Por Siegnorett Beulke26/08/2024Deixe um comentário

Leia também

  • DMN: o que é Decision Model and Notation
  • No-code: entenda o que é e suas vantagens
  • Como a tipologia documental do Fusion Platform ajuda na gestão dos seus documentos
  • Assinatura híbrida: o que é e como funciona
  • Redesenho de processos em 4 passos

  • Empresa
  • Consultoria
  • Conteúdos
  • Suporte e Atendimento

© 2022 Neomind. Todos os direitos reservados.