Neomind
  • Início
  • Assuntos
    • Casos de Sucesso
    • Design
    • Documentos/ECM
    • Fusion Platform
    • Inovação & TI
    • A Neomind
    • Materiais Educativos
    • Processos/BPM
    • Webinars
  • A Neomind
  • Materiais Gratuitos
  • Contato
  • Português
    • Inglês
Neomind
  • Início
  • Assuntos
    • Casos de Sucesso
    • Design
    • Documentos/ECM
    • Fusion Platform
    • Inovação & TI
    • A Neomind
    • Materiais Educativos
    • Processos/BPM
    • Webinars
  • A Neomind
  • Materiais Gratuitos
  • Contato
  • Português
    • Inglês
  • Siga-nos

Como o BPM é aliado na Gestão do Conhecimento Organizacional?

Por Farley Niehues24/05/2022 em Processos/BPM, Deixe um comentário
Como o BPM é aliado na Gestão do Conhecimento Organizacional

Ninguém conhece melhor a sua empresa e os departamentos do que as pessoas que estão inseridas neste ambiente diariamente. Utilizar esse recurso é fundamental, por isso, o BPM é aliado na Gestão do Conhecimento Organizacional.

As companhias contam com uma fonte interna e inesgotável de conhecimento: seus colaboradores. Muitas vezes, toda esta sabedoria não é explorada, ou se limita a uma pequena parcela de pessoas ou departamentos.

Porém, estruturado de maneira adequada, com as ferramentas corretas, este conhecimento pode ser encontrado, armazenado e disponibilizado amplamente na empresa.

Não é de hoje que o capital intelectual é o bem intangível mais valorizado. A força de trabalho promove diferencial competitivo.

No entanto, para que isso aconteça é preciso de estímulo e ferramenta: o BPM é aliado na Gestão do Conhecimento Organizacional.

O que é Gestão do Conhecimento Organizacional?

A Gestão do Conhecimento Organizacional é o processo de definir, estruturar, manter e compartilhar conhecimento e experiências dos colaboradores internamente.

O conhecimento institucional aumenta à medida que a história da empresa acontece, principalmente considerando suas características e expansão.

Assim, a sabedoria é muito valiosa para os empreendimentos. Distribui-los para os colaboradores, especialmente os novos, mantém a equipe no mesmo caminho, impulsionando uma execução bem-sucedida.

Neste sentido, a Gestão do Conhecimento Organizacional facilita a troca interna, proporcionando conexão entre quem busca e quem possui sabedoria.

Além disso, a divulgação das informações aumenta a especialização tanto individual, como das equipes.

A Gestão do Conhecimento Organizacional é um ciclo que cria, estrutura, compartilha e mede o conhecimento. Isso aumenta a eficiência e maximiza a coletividade dentro das organizações.

Como a Gestão do Conhecimento Organizacional acontece na prática?

Dentro das empresas, a Gestão do Conhecimento Organizacional possui três áreas principais de conhecimento: acumulado, armazenado e compartilhado.

Acumular e armazenar significa organizar toda a história da companhia, quais foram suas experiências, o que a fez ter sucesso. É uma análise que reflete o passado.

Já o compartilhar se reflete em utilizar os conhecimentos obtidos anteriormente e expandir para todas as equipes. Assim, proporciona melhoria no desempenho e provoca novas visões que contribuem para obter novas estratégias.

Obviamente, a Gestão do Conhecimento só funciona quando a empresa prioriza uma cultura de aprendizado e desenvolvimento. Desta forma, estimula o compartilhar de informações e colaboração mútua.

A Gestão do Conhecimento Organizacional acontece quando se identifica, captura e retém informações significativas, determinando como armazenar e distribuir. Acompanhe esses dois exemplos:

  • Colaborar aposentando: quanto mais uma pessoa permanece em uma empresa, mais acumula conhecimento. Então, quando se aposenta, é preciso explorar e gerenciar o conhecimento que possui para que os processos continuem ocorrendo sem lacunas ou interrupções.
  • Transferência ou promoção: quando um colaborador irá mudar de cargo ou departamento, precisa desenvolver novas habilidades e absorver informações correspondentes à nova função. Com a Gestão de Conhecimento este processo é simplificado e a transição ocorre com ganhos de performance.

Os tipos de conhecimento

Dentro da Gestão do Conhecimento Organizacional, estruturar é primordial. Por isso, classifique em três tipos:

  • Conhecimento Explícito: são aqueles facilmente codificados e ensinados, como fazer login e acessar o software de gestão.
  • Conhecimento Implícito: aqui se explica a melhor maneira de implementar o conhecimento explícito. Acontece quando um colaborador experiente utiliza sua própria compreensão para explicar detalhes explícitos, repassando a abordagem mais eficiente para a execução.
  • Conhecimento Tácito: este é adquirido com a experiência, é mais intuitivo e desafiante de compartilhar com outras pessoas. Envolve conhecimentos práticos (know-how) e pensamento inovador.

Apesar dos dois últimos conhecimentos serem mais difíceis de implementar, com procedimentos e ferramentas corretas é possível. Isso garante que as informações importantes sejam compartilhadas e armazenadas dentro da empresa.

Na prática o BPM é aliado na Gestão do Conhecimento Organizacional

E o BPM? Bom, o gerenciamento de processos é uma imagem de como as atividades são executadas atualmente dentro da empresa.

Para atingir este tipo de gestão, é necessário mapear como os processos estão sendo executados. Esta análise proporciona automatizar atividades para ganhos de performance.

Ou seja, na prática, automatizar um processo com o BPM está diretamente relacionado ao conhecimento.

A ferramenta torna os processos padronizados, ou seja, as atividades são executadas sempre da mesma maneira. Isso beneficia o entendimento das ações, os responsáveis, as inter-relações, as permissões para criar ou modificar, prazos e todas informações pertinentes.

Além do rápido aprendizado, o BPM é aliado na Gestão do Conhecimento Organizacional utilizando os dados para que a tomada de decisão seja mais assertiva. Assim como, proporciona análise e melhoria contínua dos processos.

Com uma ferramenta BPMS baseada em BPM todo o conhecimento capturado é armazenado com segurança e disponibilizado com acessibilidade: de qualquer local e a qualquer hora.

Utilizando as estratégias e ferramentas adequadas, o BPM é aliado na Gestão do Conhecimento Organizacional porque oportuniza sucesso em aplicações:

  • Integração de funcionários: sistemas de gerenciamento ajudam na curva de aprendizado de novos colaboradores. O conhecimento está disponível para o acesso a qualquer momento, evitando inundar o novo contratado com uma enxurrada de informações. Proporciona maior rapidez e segurança na hora de realizar as atividades.
  • Tarefas diárias dos funcionários: possibilidade de acessar respostas relevantes e informações sobre critérios críticos das atividades de forma rápida. A execução ocorre sem perder tempo na busca por conhecimento.
  • Autoatendimento: a gestão de conhecimento também facilita a vida do cliente. Ao encontrar rapidamente a solução para determinada situação, não há necessidade de contatar a empresa ou acionar suporte.

A Gestão do Conhecimento melhora a situação interna da organização e também aumenta os indicadores de satisfação dos clientes.

Conclusão

Utilizar a expertise que existe internamente melhora a execução dos processos e atividades, ou seja, se entende a situação atual da empresa. Além disso, aumenta a eficiência, melhora a tomada de decisão e cria uma força de trabalho mais sábia e colaborativa.

Ademais, a Gestão do Conhecimento Organizacional favorece a inovação, melhora o clima organizacional, a satisfação de clientes e colaboradores, reduzindo a rotatividade.

As pessoas são a força motriz das empresas, quando seu conhecimento é gerenciado e disponível, aumenta-se os ganhos, reduz custos e há desenvolvimento proativo e em conjunto. Uma visão de que todos juntos são uma grande equipe.

O BPM é aliado na Gestão do Conhecimento Organizacional porque organiza e disponibiliza as informações de maneira coerente, fácil e acessível. Sem perda de tempo.

Quer implementar a Gestão de Conhecimento Organizacional dentro da sua empresa? Converse com um dos nossos consultores e esclareça todas as suas dúvidas.

Sua empresa já está na frente e realiza a Gestão do Conhecimento com o auxílio do BPM? Conta para nós aqui nos comentários: como está sendo a sua experiência?

Share on FacebookShare on Twitter

Farley Niehues

Farley Niehues é diretor de operações na Neomind, bacharel em Administração pela Univille, pós-graduado em Engenharia de Software pela PUC-PR e membro certificado da AIIM (Association for Information and Image Management). Atua na área de Gestão da Informação há mais de 18 anos como líder em projetos críticos em gestão de documentos, processos e inteligência competitiva, com larga experiência nos mais variados mercados.

Deixe um comentário Cancelar resposta

Postagens relacionadas

capa-redesenho-processos

Redesenho de processos em 4 passos

Por Felipe Borba21/01/2025Deixe um comentário
capa-estratégias-para-redução-de-custos-na-gestão-por-processos

Estratégias para redução de custos na gestão por processos

Por Farley Niehues10/12/2024Deixe um comentário
capa-pcf-process-classification-framework-automatizacao-de-processos

PCF: Process Classification Framework e a automatização de processos

Por Farley Niehues21/10/2024Deixe um comentário
capa-fusion platform-bpm-studio-low-code

Fusion Platform BPM Studio: low code na prática

Por Gabriel Gorniack23/09/2024Deixe um comentário

Leia também

  • DMN: o que é Decision Model and Notation
  • No-code: entenda o que é e suas vantagens
  • Como a tipologia documental do Fusion Platform ajuda na gestão dos seus documentos
  • Assinatura híbrida: o que é e como funciona
  • Redesenho de processos em 4 passos

  • Empresa
  • Consultoria
  • Conteúdos
  • Suporte e Atendimento

© 2022 Neomind. Todos os direitos reservados.