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Lições do Facebook para a Gestão de Documentos e Segurança da Informação

Por Felipe Bahiense02/04/2018 em Documentos/ECM, Deixe um comentário
Segurança da Informação

O fundador do Facebook está na pauta dos principais jornais do mundo inteiro. Há apenas alguns dias Mark Zuckerberg rompeu o silêncio sobre um esquema de uso ilícito de dados pessoais de 50 milhões de usuários pela empresa Cambridge Analytica. De acordo com o que foi divulgado pela imprensa, a informação foi utilizada pela empresa para influenciar decisões importantes, como o referendo da separação do Reino Unido da União Europeia e as eleições norte-americanas.

Em terra tupiniquim vamos acompanhando o desenrolar dessa história, e juntamente com nosso interesse em saber o desfecho do caso Facebook e Cambridge Analytica já podemos evidenciar algumas lições especialmente sobre as ameaças à segurança da informação.

Como já comentamos em outras oportunidades no nosso blog, a informação é hoje um dos ativos mais importantes das corporações. Abordamos sobre as organizações paperless e a importância de termos um ambiente sem papel por questões de produtividade, segurança e, claro, redução de custo.

A Transformação Digital contribui para a adoção de um ambiente paperless, contudo, é importante citar que a erradicação do risco não acontece simplesmente porque uma empresa migra para o formato sem papel. Na realidade, documentos digitais apresentam muitos riscos quando não são gerenciados de maneira correta. É aí que convergimos a Gestão de Documentos com a Gestão de Riscos.

Gestão de Documentos e Gestão de Riscos

Para começo de conversa, convivemos com riscos em todas as esferas das nossas vidas. No ambiente corporativo, gerenciar riscos tem a ver com analisar os riscos da empresa para maximizar oportunidades e/ou minimizar impactos negativos.

A Gestão de Documentos trata do controle do fluxo – armazenamento, organização, recuperação, distribuição, descarte) – de documentos eletrônicos de maneira segura e eficiente para garantir que estejam acessíveis às pessoas autorizadas (como e quando for necessário).

Juntando os dois temas, vem a pergunta: quanto custa perder ou vazar um documento? Qual o risco envolvido em ter uma informação sigilosa caindo nas mãos erradas? A resposta aos questionamentos você com certeza já sabe, pois basta pensar o que seus concorrentes poderiam fazer se soubessem de antemão sobre seu novo produto, para citar um exemplo.

Por isso, quando falamos em gestão da informação temos que lembrar o quão importante é a empresa otimizar e automatizar o Gerenciamento de Documentos com um software de GED/ECM (Gerenciamento Eletrônico de Documentos). Para entender melhor:

Como o GED/ECM contribui para a segurança da informação?

Para que a informação da sua empresa esteja segura é preciso se atentar a alguns pontos:

  • Uma solução de Gestão Eletrônica de Documentos permite o controle de versão: cada membro da equipe autorizado a visualizar um documento deve conseguir ver a versão mais atualizada, mas também todas as versões de revisão. Imagine o departamento jurídico de uma empresa: os profissionais da área devem conseguir ver as versões das revisões para conseguir entender o que foi mudado e se aquilo faz sentido.
  • Uma solução de GED/ECM tem controle de acesso e segurança: permissões de acesso são atribuídas a cada documento, sendo que o acesso pode ser concedido a um grupo ou a um usuário.
  • Uma solução de GED/ECM tem assinatura digital: documentos eletrônicos podem ser assinados com certificados no padrão ICP-Brasil.
Benefícios da Gestão Eletrônica de Documentos

Concluindo

Como a informação é o ativo mais valioso das empresas, dados e documentos gerados pelas organizações devem ser muito bem gerenciados internamente. Por isso, a Gestão de Documentos (principalmente a forma como as informações são armazenadas e acessíveis) é algo essencial para qualquer organização que se preocupe com a segurança dos seus dados. Afinal, temos certeza que nenhum negócio quer viver o caos de descobrir que suas informações mais sigilosas vazaram e ter que se colocar no lugar de Zuckerberg para explicar o motivo. Não é mesmo?

Além do módulo para Gestão de Documentos (ECM), no Fusion Platform contamos com um acelerador (processo pronto adotado) voltado a Gestão de Riscos Sobre a Segurança da Informação. Nele, é possível mapear e registrar cada situação de risco à segurança da informação da organização, bem como definir ações, probabilidades e impactos. Ele permite ainda um acompanhamento frequente dos riscos, suas ações e dos resultados obtidos. Experimente agora mesmo nossa solução ou solicite uma demonstração para saber mais!

Gestão da InformaçãoGestão de Documentos
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Felipe Bahiense

CEO e fundador da Neomind, bacharel em Sistemas de Informação pela Unisociesc e membro e certificado da AIIM (Association for Information and Image Management). Atua na área de gestão da informação há mais de 19 anos como líder de projetos críticos em gestão de documentos, processos e inteligência competitiva.

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