Neomind
  • Início
  • Assuntos
    • Casos de Sucesso
    • Design
    • Documentos/ECM
    • Fusion Platform
    • Inovação & TI
    • A Neomind
    • Materiais Educativos
    • Processos/BPM
    • Webinars
  • A Neomind
  • Materiais Gratuitos
  • Contato
  • Português
Neomind
  • Início
  • Assuntos
    • Casos de Sucesso
    • Design
    • Documentos/ECM
    • Fusion Platform
    • Inovação & TI
    • A Neomind
    • Materiais Educativos
    • Processos/BPM
    • Webinars
  • A Neomind
  • Materiais Gratuitos
  • Contato
  • Português
  • Siga-nos

IA no Fusion Platform: conheça todas as novidades

Por Felipe Bahiense10/07/2025 em Fusion Platform, Inovação & TI, Deixe um comentário
IA no Fusion

Muito se fala sobre os benefícios da boa implementação da Inteligência Artificial nas organizações. De fato, a IA no Fusion Platform atua como poderosa aliada na automatização e otimização da gestão por processos.

Um estudo publicado pela IBM Global IA relatou que 44% das empreas que utilizam IA em alguma função já tiveram melhoria direta em eficiência e desempenho em tarefas repetitivas.

No Brasil, esse número tende a crescer à medida que tecnologias como o Fusion Platform facilitam a integração prática com os processos corporativos.

No entanto, apesar do entusiasmo, muitas empresas ainda enfrentam grandes desafios para incorporar a IA em suas operações.

A aplicação prática de forma integrada aos processos ainda é limitada. Falta maturidade, clareza sobre os objetivos e, muitas vezes, dados em quantidade e qualidade suficientes para viabilizar o uso da IA com segurança e eficiência.

A explicação é bastante simples, a solução só gera valor real quando alimentada por dados confiáveis, organizados, disponíveis e devidamente contextualizados dentro da lógica de cada processo.

Por ser uma solução completa, confira as novas funcionalidades da IA no Fusion Platform e entenda como a adoção dessa solução é acessível, prática e alinha as necessidades da sua empresa.

Como a gestão por processos e a IA no Fusion Platform estão relacionadas?

A dificuldade em efetivar a IA em aplicações práticas dentro das companhias advém de alguns cenários, como:

  • Projetos de IA que não saíram da fase piloto;
  • Dados dispersos, de baixa qualidade e difíceis de serem acessados;
  • Dificuldade em entregar ganho real.

Infelizmente, a Inteligência Artificial parece uma grande “modinha” que todos os negócios querem entrar. No entanto, sem preparo adequado, ou incluindo IA a qualquer custo, sem automação de processos e dados estruturados, não há entrega real de valor.

Quer um exemplo?

Imagine que uma empresa de varejo usa a IAa para automatizar a aprovação de pedidos de compra e estoque. A tecnologia analisa histórico de vendas, identifica padrões de consumo e gera pedidos automaticamente para evitar rupturas e melhorar o giro.

Porém, o processo de vendas não está bem mapeado e as informações de cancelamento, devoluções ou promoções não estão integradas.

A consequência disso você já imagina. A IA toma decisões com base em informações equivocadas e em pouco tempo produtos errados são comprados em grande quantidade, há comprometimento de fluxo de caixa, clientes insatisfeitos, e por aí vai.

É claro que, por ser uma tecnologia, a IA não errou, propriamente. O que aconteceu é que o processo estava mal estruturado e os dados são imprecisos. Nem o modelo mais avançado irá funcionar se for alimentado por dados ruins.

Em resumo, a gestão de processos é fundamental como alicerce estratégico para colher resultados expressivos da Inteligência Artificial.

Então, o que preciso fazer para meu negócio ter sucesso usando IA?

Quando falamos sobre o IA no Fusion Platform, a primeira medida é estruturar os processos: é o famoso “básico bem feito que funciona”. Em outras palavras, é preciso organizar, integrar e estruturar os dados, para depois usar recursos tecnológicos.

Essa é uma as grandes vantagens da IA no Fusion. Por ser voltada à gestão de processos, documentos e dados, há contexto e dados limpos proporcionando que a tecnologia agregue valor ao negócio.

Assim, após estruturar os processos é preciso identificar onde a IA pode ser melhor aproveitada, como na automação de tarefas repetitivas ou análise de dados, por exemplo.

Com tecnologias como OCR inteligente, extração e classificação automática de dados a IA aplicada traz resultados reais, como:

  • Eliminação de gargalos nos processos;
  • Maior agilidade e produtividade;
  • Documentos sempre disponíveis;
  • Assinatura mobile para firmar documentos de onde estiver;
  • Redução de erros manuais;
  • Maior visibilidade e controle;
  • Governança eficiente

Não basta adotar a tecnologia, é preciso integrá-la aos processos certos, treinar sua equipe e garantir que os dados usados sejam confiáveis e bem organizados. Ao fazer isso, a IA deixa de ser apenas uma promessa e se torna um motor real de produtividade, inovação e vantagem competitiva.

As principais funcionalidades da IA no Fusion Platform

Com mais de 500 mil usuários em todo mundo, em diferentes ramos de atuação, a Neomind oferece uma série de novas funcionalidades para auxiliar seus clientes na gestão de processos, documentos e indicadores.

A IA no Fusion Platform é um dos grandes diferenciais e novidades trazidas, com destaque para a Nia, a assistente de IA da Neomind. É importante ressaltar que a solução foi desenvolvida com base em padrões éticos, respeitando LGPD e diretrizes internacionais de proteção de dados. Todos os dados processados são criptografados e mantidos sob rígido controle de acesso.

Que tal conferir todas as novidades?

Modelar processos com a ajuda do chatbot

Imagem de modelo de processo por IA do Fusion

No chat com a Nia você pode pedir para que ela modele um processo de negócio. Para isso, tudo que você precisa fazer é direcionar a Nia com instruções simples, mas detalhadas.

Em questão de poucos segundos a IA do Fusion irá apresentar um fluxo de atividades devidamente construído, com as atividades correlatas, decisões, aprovações, entre outros.  

A plataforma também aprende com os fluxos operacionais para sugerir melhorias, antecipar gargalos e identificar padrões de comportamento. Isso permite que os processos evoluam de forma contínua, reduzindo retrabalho, otimizando tempo e aumentando a produtividade.

Preenchimento automático de formulários

Imagem do documento sendo preenchido pela IA do Fusion

A IA do Fusion é capaz de coletar, interpretar e estruturar dados de diversas fontes, como documentos, imagens, sistemas e interfaces. É uma funcionalidade muito usada para automatizar tarefas repetitivas garantindo precisão e agilidade.

Basicamente, o usuário do Fusion Platform precisa apenas carregar o arquivo. Em segundos a IA irá extrair os dados e preencher os campos do formulário automaticamente, reduzindo o índice de erros.

Quer um exemplo? Pense no processo de admissão, o analista de RH não precisa preencher manualmente os números do CPF ou carteira de trabalho. Tudo que precisa fazer é adicionar os documentos diretamente na plataforma. Em poucos segundos a IA do Fusion extrai as informações e preenche os campos do formulário, sem nenhuma intervenção humana. Isso mesmo, seu colaborador não precisa digitar nada manualmente.

A ferramenta também pode interpretar contratos, notas fiscais, ordens de serviço e relatórios, extraindo os dados relevantes para alimentar os sistemas da empresa e disparar processos automaticamente.

Extração de informações

IA do Fusion respondendo rapidamente as dúvidas do usuário

Tem um processo grande ou precisa extrair informações de forma rápida e prática? No chat com a IA do Fusion basta perguntar o que precisa, que ela irá responder.

Essa funcionalidade é excelente para a gestão de equipes e dos processos, uma vez que torna o controle e tomada de decisão mais prática e simplificada.

Por exemplo, você é gestor de uma grande equipe e precisa de informações sobre um processo específico, ao invés acessar um dashboard, é só perguntar: Nia, quais os top 10 solicitantes do processo de compras?

Respostas precisas sobre os documentos

Imagem da interação com a Nia, IA do Fusion

A Nia atua como um copiloto digital para os usuários, respondendo dúvidas e sugerindo insights. Você pode extrair informações rapidamente, mesmo que se trate de um documento complexo, ou muito longo.

Ao invés de folhear inúmeras páginas atrás de uma única informação, é só abrir o chat e perguntar: Nia, como o contratante pode cancelar este contrato antes do fim?

Tradução de documentos com ajuda do chatbot

Imagem da geração automática de tradução com a IA do Fusion

Outra facilidade da IA do Fusion Platform é a tradução instantânea de documentos. Em segundos você converte documentos para diversos idiomas, sem complicações.

A praticidade é ideal para companhias que atuam com ambientes multilíngues, são multinacionais ou atuam com documentos internacionais diariamente.

Além disso, você obtém respostas precisas de seus documentos, no idioma que for necessário. Para isso, escolha o idioma que deseja a tradução e aguarde, em poucos segundos uma versão do documento traduzida será apresentada e salva automaticamente na plataforma.

A inteligência artificial no Fusion Platform não é apenas uma inovação tecnológica. É uma aliada estratégica para empresas que desejam eficiência, controle e resultados concretos.

Quer ver na prática como a IA pode transformar seus processos?

Experimente agora as novidades do Fusion Platform e descubra como a IA pode eliminar gargalos, acelerar fluxos e transformar sua gestão.

Share on FacebookShare on Twitter

Felipe Bahiense

CEO e fundador da Neomind, bacharel em Sistemas de Informação pela Unisociesc e membro e certificado da AIIM (Association for Information and Image Management). Atua na área de gestão da informação há mais de 19 anos como líder de projetos críticos em gestão de documentos, processos e inteligência competitiva.

Deixe um comentário Cancelar resposta

Postagens relacionadas

no code

No-code: entenda o que é e suas vantagens

Por Felipe Borba17/03/2025Deixe um comentário
Capa Artigo Assinatura Híbrida

Assinatura híbrida: o que é e como funciona

Por Felipe Borba26/02/2025Deixe um comentário
neomind-agile-trends

Neomind marcará presença no Agile Trends 2025, maior evento de agilidade no Brasil

Por Felipe Borba08/01/2025Deixe um comentário
capa-Hiperautomação BPM RPA e IA

Hiperautomação: BPM, RPA e IA

Por Felipe Borba08/01/2025Deixe um comentário

Leia também

  • IA no Fusion Platform: conheça todas as novidades
  • DMN: o que é Decision Model and Notation
  • No-code: entenda o que é e suas vantagens
  • Como a tipologia documental do Fusion Platform ajuda na gestão dos seus documentos
  • Assinatura híbrida: o que é e como funciona

  • Empresa
  • Consultoria
  • Conteúdos
  • Suporte e Atendimento

© 2022 Neomind. Todos os direitos reservados.