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ESG: o que é e como está ligada à automatização de processos

Por Felipe Borba17/02/2023 em Inovação & TI, Deixe um comentário
Artigo ESG

O ESG é uma ferramenta muito importante para as organizações. Afinal, estamos falando de uma gestão voltada à responsabilidade com toda a sociedade.

Indiscutivelmente, as empresas não são um organismo independente. De tal maneira que precisam gerenciar seus recursos e ações para minimizar os impactos provocados na sociedade e comunicada ao qual está inserida.  

Outra questão é que os consumidores estão preocupados com a origem dos produtos ou serviços que consomem.

Não é raro encontrar notícias sobre boicotes a empresas que usam insumos de procedência duvidosa, por exemplo. 

De fato, atualmente há maior atenção no posicionamento das empresas quanto à sustentabilidade ambiental, social e governança.

Neste sentido, o ESG empresas é uma sigla cada vez mais presente no ambiente corporativo.

E, também é sinônimo de competitividade, concentrando-se  em ampliar os impactos sustentáveis e éticos das estratégias da organização.

O que é ESG?

O ESG é uma sigla oriunda das palavras, em inglês: Environmental, Social and Governance.

Ou seja, é uma prática que visa integrar questões sociais, ambientais e de governança, a sustentabilidade dos negócios.

Como as empresas não são um organismo isolado, precisam caminhar e buscar alternativas sustentáveis, responsáveis e de bem-estar social para a sua produção ou prestação de serviços.

O ESG surgiu em 2004, e tem como definição, práticas que impactam, de maneira positiva, o meio ambiente, a sociedade e o mundo corporativo.

Nesse sentido, o ESG empresas possui 3 pilares e cada qual, práticas específicas:

Environmental (Ambiental): como você deve imaginar, esse pilar está diretamente relacionado às práticas de respeito ao meio ambiente. O ESG sustentabilidade envolve a responsabilidade em reduzir ou amenizar os impactos ambientais. Dessa forma, adota-se programas com foco no descarte correto, reciclagem, eliminação de desperdícios, economia circular, entre outros.

Social: esse pilar se refere às práticas voltadas a desenvolver economicamente a comunidade. Assim, envolve a representatividade de minorias, igualdade de direitos, políticas de inclusão, programas de capacitação, de inclusão, segurança no trabalho, entre outros.

Governance:  a Governança Corporativa é o último pilar da ESG empresas e visa garantir que as empresas atuem de maneira ética, transparente, com conformidade e equidade. Dessa forma, visa melhorar todo o ambiente corporativo assegurando os interesses dos investidores e stakeholders. Mas, de acordo com as normas e leis vigentes pelos órgãos regulatórios.

Por que minha empresa deveria investir em ESG?

Indiscutivelmente um dos principais motivos para aderir ao ESG empresas é a responsabilidade com as práticas da companhia. 

Atualmente, consumidores, fornecedores e investidores estão mais atentos às questões sociais. Preferindo consumir ou ser parceiros de negócios que se preocupam com o bem estar da comunidade que fazem parte.

No entanto, não é apenas por questões de como a companhia é vista. Adotar uma operação com o critérios ESG impulsiona a adesão de investidores que procuram ações responsáveis.

O posicionamento responsável, sustentável e social pode aumentar a lucratividade. Afinal, os consumidores aceitam pagar um valor superior se houver esse valor agregado. 

Além disso, essa prática é capaz de melhorar a experiência para os clientes e consumidores.

E, como existem ações para aperfeiçoar e valorizar os profissionais, reduz-se a rotatividade, sendo mais fácil adotar soluções para aumentar a performance e desempenho.

Nesse sentido, o ESG empresas contribui para que a organização aumentar a produtividade, agilidade e relevância. 

Além disso, o compromisso com a empresa e o negócio aumentam, considerando que o clima organizacional é adequado e respeitoso.

Por serem adotadas soluções que aperfeiçoam a forma de trabalhar, há maiores chances de observar e aproveitar oportunidades de negócio. 

O ESG, atualmente, é imprescindível para que a empresa cresça e se mantenha no mercado a longo prazo.

ESG e a automatização de processos

Como mencionado, o ESG possui práticas para redução de desperdício e melhorar a qualidade de vida para os profissionais.

Nesse sentido, a automatização de processos está diretamente relacionada aos pilares do ESG. Afinal, automatiza atividades burocráticas e pouco produtivas.

Se os colaboradores perdem muito tempo respondendo e-mails ou em atividades repetitivas como cadastro de notas, é possível que sua satisfação e motivação estejam baixas.

A automatização de processos proporciona facilitar a execução, eliminando tarefas irrelevantes, aumentando a produtividade e agilidade. 

Em escala empresarial, a automatização aperfeiçoa os processos de ponta a ponta. Combinando metas de sustentabilidade diretamente ao fluxo de atividades do negócio. 

Além disso, permite que os profissionais foquem em atividades mais estratégicas, criando diferenciais competitivos e consequentemente, atingindo a satisfação dos clientes.

Como, para implementar a automatização dos processos, é necessário mapear o fluxo de atividades, são encontradas melhores maneiras de execução. 

Da mesma forma que a automatização de processos de negócios está diretamente relacionada à cultura paperless.

Ou seja, é incluído a digitalização de documentos e incentivado o uso de documentos digitais reduzindo o uso de papéis e o impacto ambiental.

A automatização de processos permite maior rastreio de informações, melhora na gestão e decisão mais assertiva com uso de relatórios. 

Também torna possível acompanhar o desempenho de processos, identificando gargalos e monitoramento com base em métricas e dados reais.

A automatização de processos faz com que a empresa possa aderir a um programa de Gestão de Risco, e cumpra requisitos impostos pela ESG como:

  • gestão transparente;
  • reconhecimento de todos os membros da organização;
  • políticas ambientais;
  • implementação de logística reversa;
  • uso responsável de recursos naturais;
  • identificação e comprometimento com os objetivos da empresa;
  • gestão de relacionamento;
  • comunicação transparente;
  • prestação de contas clara e em tempo real;
  • apresentação de relatórios financeiros; 
  • entre outros.  

Automatização, ESG e o Futuro

O futuro, sem dúvida, é verde. De fato, gestores do futuro deverão tomar decisões baseados em reduzir os impactos ambientais. Tendo como base dados, valores e a ética responsável.

Nesse sentido, as empresas precisam estar preparadas para ter uma gestão cada vez mais sustentável.

À medida que o tempo passa, essa questão será ainda mais evidente e importante.

Soluções que automatizam processos proporcionam que as companhias atinjam suas metas de sustentabilidade, aperfeiçoando, principalmente, aquelas áreas que possuem mais gargalos ou que apresentam maiores erros e desperdícios.

A utilização de softwares para auxiliar a execução da rotina dentro das empresas será essencial para quem deseja reter clientes e profissionais.

Ao mesmo tempo em que proporciona traçar e alcançar diferenciais competitivos.

O uso da tecnologia possibilita que as empresas que adotam a prática ESG estejam à frente de seus concorrentes. Recebendo maior destaque em relação a agilidade e eficiência operacional.

Obviamente que o uso da tecnologia precisa ser facilitado. Por isso, ferramentas low code, onde o próprio usuário pode personalizar, são as mais adequadas.

Além disso, é preciso que haja integração entre os outros sistemas usados internamente. Dessa forma, os dados são coletados e podem ser analisados de maneira global.

Implementar o ESG empresas pode, ainda, ser considerado uma opção. No entanto, companhias que já adotam essa prática, estão à frente no mercado.

Questões ambientais, uso adequado dos recursos e bem-estar social são temas que estarão cada vez mais em foco.

Por isso, converse com nossos consultores e descubra como o Fusion Platform pode aperfeiçoar a sua gestão e contribuir para que seu negócio trilhe o caminho da sustentabilidade e responsabilidade social. Teste a ferramenta gratuitamente por 15 dias!

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Escreva nos comentários, que iremos te ajudar!

A Neomind é parceira do seu negócio rumo a um futuro mais verde, sustentável e automatizado.

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Felipe Borba

Líder de Marketing na Neomind, conta com 7 anos de experiência na área. É também formado em Marketing pelo Centro Universitário Avantis (Uniavan) com pós em Neuromarketing e Experiência de Consumo pela Unisociesc.

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