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Acervo Acadêmico Digital: como se adequar à Portaria 315 do MEC

Por Eduardo Guedin12/11/2018 em Documentos/ECM, Deixe um comentário
Portaria 315 do Mec: Acervo acadêmico digital em Instituições de Ensino Superior (IES)

Você sabia que em abril de 2018 o Ministério da Educação passou a exigir que em até dois anos todas as instituições de ensino superior (IES) devem ter seus documentos convertidos para o meio digital?

Trata-se da Portaria 315, que traz normas válidas para cursos de graduação e de pós-graduação, presencial e a distância. E para seguir a legislação, as IES terão que se apressar para disponibilizar todos os tipos de documentos acadêmicos em ambiente digital.

Saiba neste artigo os pontos essenciais da 315 e as mudanças que ela traz ao segmento de ensino superior.

O que você irá ler:

  • O que deverá ser convertido para o meio digital?;
  • Como se adequar às exigências e critérios da portaria;
  • Benefícios que vão além do acervo acadêmico.

Primeiro, o que deverá ser convertido para o meio digital?

Tanto as IES, quanto suas mantenedoras, agora são obrigadas a manter, sob própria custódia, os documentos com as informações acadêmicas dos estudantes.

São documentos como grade e matriz curricular, calendário acadêmico, histórico escolar, avaliações, atividades complementares, ofertas de disciplinas, processo seletivo, entre outros, que deverão estar disponíveis digitalmente dentro destes 24 meses. Confira aqui a relação completa dos documentos e os prazos de guarda.

Essas informações têm de estar armazenadas em um acervo acadêmico, que nada mais é do que um conjunto de documentos produzidos e recebidos por instituições públicas ou privadas de educação superior do sistema federal de ensino, com informações da vida acadêmica dos estudantes, e necessários para comprovar seus estudos.

Além disso, as instituições deverão contar com um comitê gestor para elaborar, implementar e acompanhar a política de segurança da informação relativa ao acervo acadêmico a ser implantado.

Como se adequar às exigências e critérios da portaria

O acervo acadêmico deverá contar com um sistema especializado de gerenciamento de documentos eletrônicos (GED/ECM). Sendo assim, o modo da conversão e preservação dos documentos para o meio digital devem garantir a confiabilidade, autenticidade, integridade e durabilidade de todas as informações dos processos e documentos originais.

E quais os critérios que a solução deve atender?

  • Ter a capacidade de utilizar e gerenciar base de dados adequada para a preservação do acervo acadêmico digital;
  • contar com uma forma de indexação que permita a pronta recuperação do acervo acadêmico digital;
  • método de reprodução do acervo acadêmico digital que garanta a sua segurança e preservação;
  • utilizar certificação digital padrão ICP-Brasil pelos responsáveis da mantenedora e sua mantida para garantir a autenticidade, a integridade e a validade jurídica do acervo (assinatura digital).

Além do acervo acadêmico

Com o Fusion Platform além de buscar conformidade com a portaria, é possível agregar valor a outras demandas das IES. Temos o exemplo de clientes de IES que utilizam nossa plataforma para realizar o gerenciamento e arquivamento do processo de cadastros do Programa Universidade para Todos (Prouni), e que já faziam isto antes mesmo da Portaria 315 existir.

Nossa plataforma de gestão integrada automatiza todo o processo de triagem dos pré-aprovados do ProUni. Do registro dos usuários até a verificação do resultado final, otimizando o envio a um analista das inscrições.

Tudo isso economiza tempo, reduz o uso de papel, além de permitir acompanhar todas as etapas com facilidade.

Na prática, como o Fusion pode colaborar:

  • Registro de candidatos de forma on-line

Cada candidato é registrado no Fusion, recebe login e senha para preencher seus dados e insere a documentação necessária para a análise da IES. A etapa tem um prazo de conclusão, por isso a adesão de uma solução eficiente para o envio das informações dentro do prazo, sob o risco de o mesmo perder a vaga, é de grande importância;

  • Parecer de aprovação e reprovação 100% digital com eficiência

A partir das informações enviadas dentro do sistema, o analista visualiza todas as informações do candidato, dá um parecer informando se ele está aprovado, reprovado, ou se precisa disponibilizar alguma documentação complementar;

  • Instituição e candidato acompanham em tempo real as notificações

Cada transição de etapa do processo está vinculada a uma notificação via e-mail para o candidato, mantendo total transparência entre os dois lados. Como a solução é digital, ela elimina a necessidade de se deslocar até a instituição, e evita a burocracia que é responsável pela maioria dos atrasos e problemas no processo;

  • Informações armazenadas de forma segura

Com o resultado final obtido, independente se o candidato é aprovado ou reprovado na análise, seus dados e documentação são guardados no módulo de ECM/GED, para que em uma eventual nova tentativa, seus dados apenas precisem ser atualizados.

  • Disponibilidade via mobile das informações em nosso app

Processos podem ser acompanhados de qualquer hora e em qualquer lugar pelo aplicativo, o que aumenta a agilidade em tomadas de decisões.

Concluindo

Não é uma novidade que a digitalização de documentos, assim como o gerenciamento deles, facilita o acesso à informação nas organizações de diferentes segmentos.

A Transformação Digital já inovou negócios da indústria, governo, bancário, segurança, entre outros, por meio da tecnologia. E nas instituições de ensino, as mudanças logo devem começar!

Entretanto, pensar somente em uma solução para gerenciar documentos (GED/ECM) em IES pode acabar limitando ao que a Portaria 315 exige, quando também há possibilidade de a instituição, colaboradores e alunos, contar com outros recursos que auxiliam na melhora contínua da rotina educacional.

Por isso, conheça o Fusion Platform, a solução ideal para que uma instituição de ensino superior faça com que toda a rotina educacional seja otimizada.

Conheça os módulos de nossa solução que podem auxiliar uma IES:
BPM:
crie processos de forma simples e com alto nível de integração com sistemas de gestão;

ECM/GED: gerencie o ciclo de vida dos documentos com a segurança que sua IES precisa;

Analytics: crie Dashboards, Indicadores, KPIs para processos, documentos ou outras soluções, como sistema de gestão (ERPs), Recursos Humanos… ;

Social & Portal: alto nível de integração e colaboração entre usuários com recursos de mídias sociais;

Captura: conecte documentos a importantes processos, além de contar com fácil integração com scanners, e-mails e outros;

Metas & Estratégia: implante metodologias de gestão como OKR, BSC, entre outras.

Experimente agora mesmo por 15 dias grátis! Ou, se preferir, converse com um de nossos consultores.


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Referências:
ABMES, Decreto Nº 9.235, ECM Meeting, Neomind, SIGA

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Eduardo Guedin

Bacharel em Comunicação Social pelo Bom Jesus/Ielusc, cursa especialização em UX Design pela Univille e conta com seis anos de experiência em comunicação, design e no desenvolvimento de plataformas de conteúdo digital.

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