Neomind
  • Início
  • Assuntos
    • Casos de Sucesso
    • Design
    • Documentos/ECM
    • Fusion Platform
    • Inovação & TI
    • A Neomind
    • Materiais Educativos
    • Processos/BPM
    • Webinars
  • Sugira conteúdos
  • A Neomind
  • Português
Neomind
  • Início
  • Assuntos
    • Casos de Sucesso
    • Design
    • Documentos/ECM
    • Fusion Platform
    • Inovação & TI
    • A Neomind
    • Materiais Educativos
    • Processos/BPM
    • Webinars
  • Sugira conteúdos
  • A Neomind
  • Português
  • Siga-nos

BPM: Expectativas vs. Realidade

Por Mauro Renato Morais26/12/2019 em Processos/BPM, Deixe um comentário
Capa do blog

Esta análise comparativa é um dos requisitos mais exigidos quando se fala em realizar o gerenciamento de processos (BPM) no ambiente corporativo. O motivo é simples, pois a grande maioria das empresas ou usuários-chave entende que o investimento em BPM resultará apenas em custos deixando d

Entendendo as necessidades e as expectativas

Mapear e controlar os processos de negócios de uma empresa são tarefas que podem parecer fácil e que estão “em nossas mãos”. Porém, trata-se de algo que exige muita disciplina e persistência, principalmente para não cairmos na “falsa” gestão.

Em nosso cotidiano, as informações são geradas de forma não estruturada. Nesta atividade de estruturá-las e organizá-las dentro dos processos, são evidenciadas necessidades de mudanças em vários aspectos, principalmente pelo fato de “sempre foi assim, temos nossos processos muito bem estabelecidos…”.

A partir daí começam a disciplina e a persistência, pois muitos irão querer que o processo estruturado reflita apenas a realidade atual e não seja aplicada melhoria contínua, otimização, governança, mitigação de riscos, conformidade regulamentar, economia de custos, experiência do cliente, colaboração comercial e iniciativas de transformação digital.

A expectativa que se tem da automação de processos começa a mudar com a implantação de tecnologias dedicadas e inteligentes aplicadas às iniciativas de BPM, as quais trazem agilidade e produtividade na indústria digital e levam a grandes avanços em todas as organizações.

Na prática… a realidade

Muitas ferramentas podem contribuir nesta fase de mapeamento dos processos. O Fusion Platform da Neomind é uma plataforma integrada que, além de realizar este mapeamento, age diretamente na padronização e estruturação destas informações, de modo que o usuário obtenha uma gestão à vista de seus processos. Ou seja, tenha presente, e de forma clara e objetiva, estas informações de: onde está, com quem está, desde quando a atividade está parada e qual o prazo para conclusão.

Os desafios e oportunidades envolvidos nesta fase de mudança desempenharão um papel fundamental na transformação digital em todas as organizações. O BPM também exercerá um novo papel, incluindo a aprendizagem de máquinas (machine learning) e dos novos recursos de AI, maximizando os resultados da empresa e inserindo-a em outro patamar de gestão e automação geral.

Conclusão

Fica muito evidente que existem dois pontos divergentes para compreender as expectativas e a realidade que são: custo vs. investimento. Essas diretrizes proporcionam imensas discussões a respeito, pois muitas das vezes os números que se desejam de imediato serão obtidos à médio/longo prazo.

Mas o fato é que o sucesso de uma organização depende diretamente de como seus processos serão capazes de atender às suas necessidades, agregando valor à essa gestão e reduzindo ao máximo os custos de execução de seus processos.

Aplicando-se a ferramenta de BPM (Fusion Platform Neomind), além de mapear, será possível a compreensão detalhada e ampla dos processos como um todo, acompanhamento de indicadores e a realização periódica de reuniões de análise crítica para discussão de falhas a ações corretivas, desenvolvimento de planos de ações e posterior implementação destes planos. Com isso, facilitando na tomada de decisões, bem como no fornecimento de argumentos para sensibilizar os usuários decisores quanto à importância da Gestão de Processos – BPM, e transformando as expectativas de potencializar os resultados da empresa e a redução de custos em realidade!

Quer saber mais sobre o assunto? Ouça nosso podcast sobre como implementar o BPM nas empresas:

BPMFusion PlatformNeomind
Share on FacebookShare on Twitter

Mauro Renato Morais

Executivo de contas pela Neomind, é bacharel pela Universidade Paulista (UNIP) em Engenharia de Controle e Automação, e conta com mais de 16 anos de experiência na área de produtos e processos.

Deixe um comentário Cancelar resposta

Mais conteúdos

Como o BPM é aliado na Gestão do Conhecimento Organizacional

Como o BPM é aliado na Gestão do Conhecimento Organizacional?

Por Farley Niehues24/05/2022Deixe um comentário
Inovação de processos: como está o desempenho da sua empresa

Inovação de processos: como está o desempenho da sua empresa

Por Felipe Bahiense15/02/2022Deixe um comentário
BPM BPMN BPMS

BPM, BPMN e BPMS: entenda quais são as suas diferenças.

Por Camila Ferreira16/11/20211 comentário
BPO: Entenda o que é Business Process Outsourcing

BPO: Entenda o que é Business Process Outsourcing

Por Felipe Borba18/10/2021Deixe um comentário
Experimente grátis

Leia também

  • Como o BPM é aliado na Gestão do Conhecimento Organizacional?
  • Process Mining: O que é e como funciona
  • Gestão de Risco: como e porque utilizar
  • Como a automação de processos facilita o modelo de trabalho híbrido
  • 5G: Como a tecnologia irá impactar os setores

  • Empresa
  • Solução
  • Consultoria
  • Conteúdos
  • Suporte e Atendimento

© 2020 Neomind. Todos os direitos reservados.