Neomind
  • Início
  • Assuntos
    • Casos de Sucesso
    • Design
    • Documentos/ECM
    • Fusion Platform
    • Inovação & TI
    • A Neomind
    • Materiais Educativos
    • Processos/BPM
    • Webinars
  • A Neomind
  • Materiais Gratuitos
  • Contato
  • Português
Neomind
  • Início
  • Assuntos
    • Casos de Sucesso
    • Design
    • Documentos/ECM
    • Fusion Platform
    • Inovação & TI
    • A Neomind
    • Materiais Educativos
    • Processos/BPM
    • Webinars
  • A Neomind
  • Materiais Gratuitos
  • Contato
  • Português
  • Siga-nos

Transformação Digital: o que é e quais seus pilares?

Por Gabriel Gorniack13/09/2017 em Inovação & TI, Deixe um comentário
Transformação-Digital - Neomind

Dizer que os smartphones são hoje objetos primordiais na rotina da sociedade seria cair na obviedade. Carregamos o dispositivo para todos os lugares e em todos os momentos (muitos, aliás, dão uma checada no celular antes mesmo de abrirem os olhos completamente). Algumas pessoas chegam a dizer que os celulares são como um prolongamento do próprio corpo, ou como parte da própria roupa que estão vestindo.

Tudo o que acontece hoje é hiperconectado. O avanço da tecnologia revolucionou o modo como nos comunicamos, consumimos, pensamos e trabalhamos. Agilizou o cotidiano em um ritmo intenso, possibilitando que diversas coisas sejam feitas ao mesmo tempo.

Com todas essas mudanças ocorrendo tão vigorosamente, o termo transformação digital está presente nos mais variados níveis da nossa vida diária, tornando-se, inclusive, bastante difuso entre as empresas.

Para entender: o que é Transformação Digital?

A chamada transformação digital é a integração entre o físico e o digital. Trata-se da utilização de tecnologia pelas empresas para atingirem melhores resultados, melhorar seu alcance e aprimorar a experiência do consumidor. Unificada à Indústria 4.0, está no centro das estratégias de negócio e é aplicada em todas as indústrias e setores do mercado.

Aliás, assim como a Indústria 4.0, a Transformação Digital é muito mais do que uma tendência. Isso é fácil de entender, já que as pessoas estão cada vez mais digitais, o que, por sua vez, faz com que as competências digitais se convertam no centro das necessidades dos negócios.

Assim, temos: pilares da Transformação Digital

São três os pilares da Transformação Digital:

  1. Transformação da Experiência do Cliente/Usuário
  2. Transformação dos Modelos de Negócio
  3. Transformação dos Processos Operacionais

A seguir, detalho melhor cada um deles.

Transformação da Experiência do Cliente

As organizações devem ver seus clientes menos como consumidores e mais como pessoas. Em resumo, esta transformação da experiência dos usuários é um dos pilares da transformação digital.

Explicando melhor: com a digitalização tão presente e afetando tantos aspectos do comportamento do consumidor, para que seja possível criarmos bons produtos e serviços é imprescindível que conheçamos esse comportamento, bem como desejos e necessidades dos clientes/usuários. Um bom entendimento do comportamento do consumidor permite que a empresa identifique, por exemplo, as melhores tecnologias, processos e transições necessárias para proporcionar-lhes a melhor experiência e, assim, atingir o diferencial no atual mercado competitivo.

Transformação dos modelos de negócio

Para permanecerem no mercado, muitas vezes empresas devem passar por drásticas mudanças. O segundo pilar da transformação digital é a transformação dos modelos de negócios, ou seja, aquilo que muitas organizações precisam modificar para sobreviverem.

Não há dúvidas de que a era digital proporciona rápidas mudanças no mercado e o surgimento imediato de forças disruptivas. Alguns exemplos destes negócios são a Netflix, ponto forte na extinção das locadoras físicas de filmes, e a Uber, com seu poderoso serviço que cada vez mais substitui a utilização dos táxis em várias cidades do mundo. Sabendo disso, empresas devem sempre estar atentas ao mercado e olhar além do seu próprio setor, pois a digitalização não respeita os limites industriais.

Transformação dos processos operacionais

Num cenário onde tudo acontece rapidamente, além da tradicional necessidade de eficiência e otimização, é essencial o investimento das organizações em tecnologias para automação de processos através do uso de recursos digitais estratégicos e integrados. A mudança dos processos operacionais é o terceiro pilar da transformação digital, sendo que inúmeras empresas já estão notando as fortes vantagens da modificação e digitalização de processos internos, tais como: a rápida entrega de produtos e serviços, o aumento da transparência e segurança dos processos e diversas outras.

Ao falar de automação de processos, o BPM (Business Process Management) é um recurso chave. Não é à toa que temos uma verdade imutável:

Quanto mais paperless for o negócio, assim como quanto mais os processos forem virtualmente originados, maior será a dependência e necessidade de fluxos de trabalho digitais seguros, eficazes e eficientes.

Além disso, a otimização processual por meio de plataformas digitais permite que os colaboradores invistam mais tempo em tarefas estratégicas. Dispositivos móveis possibilitam que estejamos conectados com nossas organizações a todo o momento, do local onde estejamos, compartilhando informações de modo que nunca antes foi possível.

Como vimos, falar de transformação digital significa analisar a transformação dos negócios. Diversos novos produtos e serviços surgem todos os dias e as mudanças de comportamento do consumidor são incessantes, nos exigindo imediatismo. Esta revolução digital não é futura, ocorre neste instante, e o futuro está cheio de possibilidades.

Sua empresa está preparada para as transformações?

Referências
Capgemini, Revista Uno, Mckinsey, Dialexa


Disrupção DigitalIndústria 4.0TecnologiaTransformação Digital
Share on FacebookShare on Twitter

Gabriel Gorniack

Líder da equipe de UX Design na Neomind, bacharel em Design de Produto pela Universidade da Região de Joinville (Univille), com intercâmbio de um ano pelo departamento de Communication & Arts na Yonsei University - Coreia do Sul. Atualmente cursa pós-graduação em Design Thinking e Novos Negócios pela Univille.

Deixe um comentário Cancelar resposta

Postagens relacionadas

Capa Artigo No-code

No-code: entenda o que é e suas vantagens

Por Felipe Borba17/03/2025Deixe um comentário
Capa Artigo Assinatura Híbrida

Assinatura híbrida: o que é e como funciona

Por Felipe Borba26/02/2025Deixe um comentário
capa-neomind-agile-trands

Neomind marcará presença no Agile Trends 2025, maior evento de agilidade no Brasil

Por Felipe Borba08/01/2025Deixe um comentário
capa-Hiperautomação BPM RPA e IA

Hiperautomação: BPM, RPA e IA

Por Felipe Borba08/01/2025Deixe um comentário

Leia também

  • DMN: o que é Decision Model and Notation
  • No-code: entenda o que é e suas vantagens
  • Como a tipologia documental do Fusion Platform ajuda na gestão dos seus documentos
  • Assinatura híbrida: o que é e como funciona
  • Redesenho de processos em 4 passos

  • Empresa
  • Consultoria
  • Conteúdos
  • Suporte e Atendimento

© 2022 Neomind. Todos os direitos reservados.