Já abordamos algumas vezes assuntos relacionados ao gerenciamento de processos, mas, além do BPM, as siglas BPMS e BPMN são comuns, você sabe o que significam?
Neste artigo faremos uma explicação breve sobre cada uma, para que você possa, além de descobrir os benefícios, compreender suas definições e diferenças, percebendo como suas particularidades podem impactar positivamente os resultados da sua empresa.
BPM
Começando pelo principal, a Gestão, ou Gerenciamento de Processos de Negócios, conhecido pela sigla BPM (do inglês Business Process Management), refere-se a uma metodologia de gerenciamento ajustável, desenvolvida com a finalidade de organizar e facilitar os processos organizacionais existentes nas corporações.
Seu principal intuito é alcançar os objetivos das empresas através do aprimoramento da gestão e do controle dos métodos, técnicas e ferramentas responsáveis por analisar, modelar, aperfeiçoar, publicar e controlar os processos envolvendo todos os setores.
Com o BPM, é possível realizar uma grande transformação positiva em sua empresa. A visão horizontal, proporciona uma visão do todo permitindo conhecer as especificidades de cada processo, promovendo melhora e otimização na gestão.
Vantagens do BPM
Dentre as diversas vantagens que o BPM fornece, as mais significativas são a otimização dos processos e a possibilidade de visualizar em tempo real o andamento das atividades. Fazendo com que a resolução de problemas seja mais rápida e eficaz, melhorando a competitividade da empresa. Além disto, podemos citar também outros benefícios, como por exemplo:
● Visão colaborativa;
● Mais rastreabilidade;
● Precisão nas informações;
● Mais eficiência;
● Melhores resultados.
Quer saber mais sobre a adoção de uma ferramenta BPM? Confira este artigo completo sobre o assunto.
BPMN
O Business Process Model and Notation (BPMN) (em português, Modelo e Notação de Processos de Negócio), anteriormente conhecido como Business Process Modeling Notation ( Notação de Modelagem de Processos de Negócio), é uma notação, ou seja, um sistema de representação gráfica feito através de ícones e símbolos para representar o fluxo de processos, sendo este um dos padrões mais utilizados para se realizar tal atividade.
Benefícios do BPMN
Tendo o entendimento do que é o BPMN, é possível identificar os benefícios que a utilização desta notação oferece para as empresas. Todo mundo sabe que a representação gráfica pode ser mais compreensível do que um texto narrativo. Por utilizar uma linguagem compreensível por todos os envolvidos em um processo de negócio, o BPMN é considerado uma ferramenta de comunicação universal.
A diagramação de um processo permite e facilita a comunicação e colaboração, tornando-o mais eficiente e com um resultado de alta qualidade. Isso pode ser aplicado a vários tipos de processos, sejam eles operacionais, administrativos ou financeiros. Além disso, a visualização das etapas e operações, facilita que a tomada de decisão seja mais assertiva.

BPMS
A sigla BPMS vem do termo inglês Business Process Management Suites/System (em português,Suítes/Sistemas de Gestão de Processos de Negócio). Trata-se de todo o suporte tecnológico e ferramentas de software responsáveis pela automação e execução dos processos através de um meio digital. Estes, atuam diretamente no controle e monitoramento das atividades e processos existentes dentro de uma organização.
Benefícios do BPMS
São vários os benefícios provindos da aplicação de um BPMS nas organizações. A seguir, listamos alguns benefícios:
● Transparência nos processos;
● Maior produtividade;
● Melhora na qualidade dos serviços;
● Melhora na comunicação interna;
● Efetividade de controle de atividades;
● Eliminação de retrabalhos;
● Automação de processos;
● Otimização de resultados;
● Redução de custos operacionais.
Para compreender como o BPMS agrega valor ao seu negócio, este artigo traz informações detalhadas sobre como esta ferramenta contribui para o seu diferencial competitivo.
Mas afinal, qual a diferença entre BPM, BPMN e BPMS?
Após ler este artigo, podemos concluir que o BPM é uma metodologia para gerenciamento de processos de negócios, enquanto o BPMN é uma notação, um conjunto de regras e símbolos para representar graficamente as etapas de um processo. Já o BPMS, é uma ferramenta de software (ou um conjunto de ferramentas), utilizada para automação e execução de processos.
Conclusão
O gerenciamento e automação de processos quando possuem suporte em ferramentas e estratégias corretas, proporcionam a redução dos custos, aumento da produtividade, melhora na qualidade de produtos e serviços e otimizam os resultados.
O Fusion Platform possui todas as ferramentas e funcionalidades necessárias para o crescimento do seu negócio. Experimente por 15 dias ou converse com um de nossos consultores.
O assunto não acaba aqui! Você pode se aprofundar e conhecer mais sobre a gestão de processos de negócios:
Rogério Penna
novembro 16, 2021Em outras palavras, a Plataforma Fusion apresenta um BPMS (sistema BPM) que utiliza BPMN (Notação BPM) permitindo uma melhor implementação da metodologia BPM na empresa.