Com o mercado competitivo exigindo que empresas conquistem excelência na gestão, focar no core business é fundamental para alcançar este objetivo. Intermediar atividades e funções que não fazem parte do core da empresa é uma das práticas para tornar as operações menos custosas e obter mais produtividade e qualidade na sua atuação. É aqui que entra o Business Process Outsourcing (BPO).
O que é BPO?
A sigla BPO vem do termo Business Process Outsourcing, em português “terceirização de processos de negócios”. De forma resumida, é contratar um fornecedor para executar atividades e processos que são importantes para a empresa, mas que não são seu produto principal. Seu principal objetivo é atuar diretamente nas dores do negócio, melhorando a produtividade de determinados setores dentro da organização.
Mesmo que o BPO seja uma forma de terceirização, há diferenças entre as práticas. Quando falamos de terceirização estamos falando de atividades que na maioria das vezes não demandam uma grande especialização dos profissionais, diferente do Business Process Outsourcing que busca atendimento especializado, com grande conhecimento específico.
Porque adotar o Business Process Outsourcing?
Há diversas atividades secundárias que são essenciais para o sucesso do seu negócio e que podem ser terceirizadas com o BPO, trazendo benefícios como:
Redução de custos
As empresas especializadas contam com a melhor tecnologia e profissionais especializados, fazendo com que investimentos em equipamentos e softwares internamente sejam desnecessários, proporcionando a redução de custos em diversos setores da empresa, garantindo acesso às tecnologias inovadoras e a melhor forma de utilizá-las.
Aumento da produtividade
Quando serviços secundários são terceirizados, sobra mais tempo para se dedicar ao core business do negócio, possibilitando ganhos na capacidade de inovação e de novas vantagens competitivas diante dos concorrentes.
Eficiência operacional
Ganhamos eficiência operacional quando terceirizamos um processo de negócio, pois serão profissionais altamente capacitados que realizarão as tarefas, preparados para executar as atividades de forma mais rápida, considerando todos os cenários possíveis.
Mais flexibilidade
Se as atividades secundárias da empresa estão no modelo BPO, seus colaboradores não precisarão se ocupar delas, permitindo alocá-los com mais facilidade para auxiliar em diferentes áreas do negócio e possibilitando que dediquem mais tempo em projetos relacionados à razão de ser da empresa.
Quais áreas podem ter BPO?
Agora que você viu as vantagens de contar com o Business Process Outsourcing, aqui estão algumas áreas que podem trazer bons resultados com esse método de trabalho:
- Comercial: um exemplo que podemos citar é a terceirização da área comercial que cuida do mercado internacional;
- Contábil: boa parte dos escritórios de contabilidade atuam como empresas de BPO, realizando a gestão de contratos, controle de benefícios, folha de pagamento, etc.;
- Jurídica: BPO nesta área garante o amparo para agir conforme a lei, sendo atualizado sobre normas e autorizações;
- TI: oferece a estrutura necessária, garantindo acesso às tecnologias inovadoras poupando investimentos internos em equipamentos.
Vale lembrar que é possível utilizar o Business Process Outsourcing em diversas atividades, como marketing, logística, produção e outros.
Diferença entre BPO e BPM
Já vimos que o BPO se concentra em tarefas, desde a fabricação de produtos até o atendimento ao cliente. Por outro lado, o BPM (Business Process Management) trata-se de uma metodologia de gerenciamento ajustável desenvolvida com o objetivo de organizar e facilitar processos organizacionais de baixa ou alta complexidade, internos ou externos nas corporações. Em outras palavras, o BPM permite que as empresas alcancem seus objetivos por meio da otimização na gestão e controle de métodos, técnicas e ferramentas para analisar, modelar, aperfeiçoar, publicar e controlar processos envolvendo todos os setores. Desta forma, o Business Process Management (BPM) pode ser utilizado no Business Process Outsourcing (BPO).
![[Infográfico] Benefícios de um BPMS](https://www.neomind.com.br/wp-content/uploads/2021/10/Bannerinfografico.png)
Conclusão (com bônus)
Para acelerar a evolução do nível de maturidade dos processos internos, é possível adotar inúmeras estratégias. O investimento em serviços de BPO em conjunto com a adoção do Business Process Management (BPM), por exemplo, pode causar um grande impacto no dia a dia, oferecendo mais transparência, controle, produtividade, automação, agilidade, eficiência, redução de custos e segurança.
Elenque as atividades desempenhadas dentro da sua empresa e veja quais podem ser terceirizadas, ou aquelas repetitivas e rotineiras que podem ser automatizadas contando um software de gestão de processos e documentos.
Com o Fusion Platform, você agiliza e padroniza seus processos, controla a circulação e organiza seu repositório de documentos, obtém informações rápidas, precisas e na palma da sua mão, melhora a comunicação entre seus colaboradores, auxiliando na criação de equipes focadas no core business da sua empresa. Experimente por 15 dias ou converse com um de nossos consultores.
Que tal se aprofundar nos assuntos que mencionamos nesse artigo?