Neomind
  • Início
  • Assuntos
    • Casos de Sucesso
    • Design
    • Documentos/ECM
    • Fusion Platform
    • Inovação & TI
    • A Neomind
    • Materiais Educativos
    • Processos/BPM
    • Webinars
  • Sugira conteúdos
  • A Neomind
  • Português
Neomind
  • Início
  • Assuntos
    • Casos de Sucesso
    • Design
    • Documentos/ECM
    • Fusion Platform
    • Inovação & TI
    • A Neomind
    • Materiais Educativos
    • Processos/BPM
    • Webinars
  • Sugira conteúdos
  • A Neomind
  • Português
  • Siga-nos

Gestão DE Processos ou Gestão POR Processos?

Por Mauro Renato Morais27/08/2018 em Processos/BPM, 2 comentários
Diferença entre Gestão de Processos e Gestão por Processos

Estas duas junções ainda são temas que causam diversas discussões. Tratam-se de dois modelos de gestão que se completam, mas que trazem consigo conceitos e diretrizes que fazem toda diferença em suas aplicações. Veja quais são as diferenças entre a Gestão de Processos e a Gestão por Processos:

  • O que é a Gestão de Processos?
  • O que é a Gestão por Processos?
  • Diferenças entre Gestão de Processos e Gestão por Processos
  • O sistema de BPM no contexto

Quando tratamos de modelo de gestão, ao buscarmos conteúdo dentro da literatura somos remetidos a seguir com o modelo de gestão “DE” processos. No entanto, ao realizarmos consultas e pesquisas de referências dentro das principais organizações modernas, já percebemos a utilização da gestão “POR” processos. Tudo isso faz com que tenhamos ainda mais dúvidas.

Para esclarecer a questão de uma vez por todas, apresentamos neste artigo a diferença entre a Gestão DE Processos e a Gestão POR Processos, características de cada termo e como cada um pode se encaixar na sua empresa. Vamos conferir?

Primeiro, o que é a Gestão de Processos?


Processos sempre estiveram presente nas organizações e em qualquer tipo de negócio. Seja para a compra de materiais, admissão de um colaborador, ou no recebimento e pagamento de contas.

E o que são processos? Segundo o Business Dictionary, um processo é uma sequência de procedimentos interdependentes e vinculados que, em cada estágio, consomem um ou mais recursos (tempo do funcionário, energia, máquinas, dinheiro) para converter entradas (dados, materiais, peças, etc.) em saídas. Essas saídas servem como entradas para o próximo estágio até que uma meta conhecida ou resultado final seja atingido.

Até algumas décadas atrás, atividades aconteciam sem o auxílio de uma metodologia específica. Foi aí que surgiu a Gestão de Processos, que no mundo corporativo é conhecida como Business Process Management (BPM).

Leia sobre o termo em: O que é Gestão de Processos (BPM) e quais seus benefícios?

E a Gestão por Processos?

Enquanto a Gestão de Processos é utilizada para representar a metodologia e as ações específicas conhecidas na área, a Gestão por Processos visa à integração de todas as áreas baseadas em processos, estruturando e integrando processos funcionais dentro das organizações.

Empresas tradicionais se desenvolveram fundamentadas na cultura de gerenciar processos e atividades em cada departamento. Já as que são orientadas a processos, ou seja, que aplicam a Gestão por Processos, buscam utilizar sistemas de gestão para gerenciar tudo que envolve a empresa e seus setores.

Isso faz com que o gerenciamento se torne mais amplo e sistêmico, ou seja, com menor interferência de gestores departamentais. O objetivo principal é o de otimizar a performance da organização.

Resumindo… as diferenças

Etapas e atividades que envolvem disciplinas da engenharia de processos, como o

E quais os benefícios ao adotar as metodologias?

Com a cultura de uma empresa orientada a processos, tomadas de decisões, gestão de colaboradores, envio e visualização de documentos e interação entre equipes passam a ser atividades integradas, melhorando a produtividade de modo geral.

Além disso, ocorre o alinhamento da estratégia para o desenvolvimento do produto/serviço para o cliente. Neste momento, ter indicadores disponíveis para tomadas de decisão se torna algo essencial.

O sistema de BPM no contexto

Apesar de cada termo contar com um objetivo específico, ambos representam, de modo geral, conceitos como a melhora contínua, processos claros e simples, organização de setores e mais assertividade na tomada de decisão em qualquer tipo de organização.

A Neomind desenvolveu nosso módulo de BPM, a qual realiza integração e o gerenciamento “POR” processos estruturados, com eficácia e agilidade nas respostas, potencializando os resultados da empresa, com maior transparência e colaboração dos envolvidos.

Caso você queira conhecer ainda mais outros termos que envolvam o tema, confira outras publicações que já fizemos:

Glossário de BPM: conheça os termos mais utilizados
BPM e Workflow são termos iguais?
O que é BPMS e como ele pode agregar valor ao seu negócio?

Tudo sobre o Business Process Management

Produzimos também recentemente um e-book com tudo que envolve o Business Process Management! Confira:

Referências
Administradores, Baguete, Blog Intellisights,</r-processos-nao-sobrevive-sem-visao-sistemica”> FNQ, PPQ e SOL7


BPMGestão de ProcessosGestão por Processos
Share on FacebookShare on Twitter

Mauro Renato Morais

Executivo de contas pela Neomind, é bacharel pela Universidade Paulista (UNIP) em Engenharia de Controle e Automação, e conta com mais de 16 anos de experiência na área de produtos e processos.

2 comentários

RITA COUTO ROTH

novembro 27, 2020

GOSTEI MUITO. GRATA!

Responder

Neomind

novembro 30, 2020

Ficamos felizes que tenha gostado de nosso conteúdo Rita!

Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

Mais conteúdos

Como o BPM é aliado na Gestão do Conhecimento Organizacional

Como o BPM é aliado na Gestão do Conhecimento Organizacional?

Por Farley Niehues24/05/2022Deixe um comentário
Inovação de processos: como está o desempenho da sua empresa

Inovação de processos: como está o desempenho da sua empresa

Por Felipe Bahiense15/02/2022Deixe um comentário
BPM BPMN BPMS

BPM, BPMN e BPMS: entenda quais são as suas diferenças.

Por Camila Ferreira16/11/20211 comentário
BPO: Entenda o que é Business Process Outsourcing

BPO: Entenda o que é Business Process Outsourcing

Por Felipe Borba18/10/2021Deixe um comentário
Experimente grátis

Leia também

  • 6 benefícios da Assinatura Eletrônica do Fusion Platform
  • Como as plataformas low code reduzem o backlog da TI?
  • Como o BPM é aliado na Gestão do Conhecimento Organizacional?
  • Process Mining: o que é e como funciona
  • Gestão de Risco: como e porque utilizar

  • Empresa
  • Solução
  • Consultoria
  • Conteúdos
  • Suporte e Atendimento

© 2020 Neomind. Todos os direitos reservados.