Neomind
  • Início
  • Assuntos
    • Casos de Sucesso
    • Design
    • Documentos/ECM
    • Fusion Platform
    • Inovação & TI
    • A Neomind
    • Materiais Educativos
    • Processos/BPM
    • Webinars
  • A Neomind
  • Materiais Gratuitos
  • Contato
  • Português
    • Inglês
Neomind
  • Início
  • Assuntos
    • Casos de Sucesso
    • Design
    • Documentos/ECM
    • Fusion Platform
    • Inovação & TI
    • A Neomind
    • Materiais Educativos
    • Processos/BPM
    • Webinars
  • A Neomind
  • Materiais Gratuitos
  • Contato
  • Português
    • Inglês
  • Siga-nos

O papel da gestão por processos na melhoria contínua

Por Farley Niehues12/09/2024 em Materiais Educativos, Processos/BPM, Deixe um comentário
capa-gestão-por-processos-melhoria-contínua

Se você está por aqui já sabe o quanto é importante adotar e manter estratégias capazes de oportunizar vantagens competitivas em um ambiente altamente mutável, como o mercado empresarial.

Não basta que a empresa esteja funcionando bem, é preciso buscar aperfeiçoamento e evolução constante. Para isso, uma visão holística oferece informações para que seja possível identificar pontos que devem ser aperfeiçoados.

Associar a gestão por processos com a melhoria contínua faz com que o negócio avance em passos largos rumo ao sucesso e crescimento. Essa abordagem transforma toda a operação da companhia, principalmente pela implementação de uma cultura que visa o aprimoramento constante de todas as áreas.

A gestão por processos é um estímulo para a inovação, eficiência e adaptação às dinâmicas do mercado. Quando bem implementada, traz inúmeros benefícios para a organização como um todo.

Para que você fique por dentro do assunto e aproveite todas as vantagens oferecidas, preparamos esse material que irá apresentar uma visão clara e prática sobre a conexão entre a gestão por processos e a melhoria contínua. 

Apresentaremos o Fusion Platform, uma solução completa e inovadora que contribui para uma gestão mais ágil, eficiente, produtiva e de excelência.

A definição de processos

Toda empresa possui processos que são executados diariamente, com maior ou menor grau de complexidade.

Um processo, em poucas palavras, é um conjunto de atividades estruturadas e interligadas que são realizadas para chegar a um objetivo estratégico específico da organização. Como a entrega de um produto ou serviço ao cliente, por exemplo.

Em outras palavras, todo trabalho realizado dentro de uma empresa é uma importante etapa do fluxo de um processo. 

É como se cada atividade de um processo fosse uma parte fragmentada de um todo que, quando somadas, formarão o produto final. Você pode pensar em um quebra-cabeça onde cada peça é uma tarefa, que quando são agrupadas adequadamente, formarão a imagem final, ou, a conclusão do processo.

Outra definição válida é que todo processo tem como objetivo adicionar valor à insumos, por meio de procedimentos, para que sejam transformados em bens ou serviços que atenderão as necessidades dos clientes.

À medida que a tecnologia avança, muitas dessas atividades podem ser desenvolvidas ou melhoradas com o uso de softwares e plataformas.

Isso explica o porquê dos processos se tornarem mais enxutos, práticos e rápidos. Atividades interdependentes e paralelas acontecem de maneira simultânea com total acesso e compreensão das partes.

Quer continuar a leitura para descobrir como aplicar a gestão por processos na melhoria contínua? Baixe o ebook completo agora mesmo:

Share on FacebookShare on Twitter

Farley Niehues

Farley Niehues é diretor de operações na Neomind, bacharel em Administração pela Univille, pós-graduado em Engenharia de Software pela PUC-PR e membro certificado da AIIM (Association for Information and Image Management). Atua na área de Gestão da Informação há mais de 18 anos como líder em projetos críticos em gestão de documentos, processos e inteligência competitiva, com larga experiência nos mais variados mercados.

Deixe um comentário Cancelar resposta

Postagens relacionadas

capa-redesenho-processos

Redesenho de processos em 4 passos

Por Felipe Borba21/01/2025Deixe um comentário
capa-estratégias-para-redução-de-custos-na-gestão-por-processos

Estratégias para redução de custos na gestão por processos

Por Farley Niehues10/12/2024Deixe um comentário
capa-pcf-process-classification-framework-automatizacao-de-processos

PCF: Process Classification Framework e a automatização de processos

Por Farley Niehues21/10/2024Deixe um comentário
capa-industria-5.0-e-gestão-de-processos

Indústria 5.0 e gestão de processos

Por Ana Carolina Neumann16/10/2024Deixe um comentário

Leia também

  • DMN: o que é Decision Model and Notation
  • No-code: entenda o que é e suas vantagens
  • Como a tipologia documental do Fusion Platform ajuda na gestão dos seus documentos
  • Assinatura híbrida: o que é e como funciona
  • Redesenho de processos em 4 passos

  • Empresa
  • Consultoria
  • Conteúdos
  • Suporte e Atendimento

© 2022 Neomind. Todos os direitos reservados.