Neomind
  • Início
  • Assuntos
    • Casos de Sucesso
    • Design
    • Documentos/ECM
    • Fusion Platform
    • Inovação & TI
    • A Neomind
    • Materiais Educativos
    • Processos/BPM
    • Webinars
  • A Neomind
  • Materiais Gratuitos
  • Contato
  • Português
    • Inglês
Neomind
  • Início
  • Assuntos
    • Casos de Sucesso
    • Design
    • Documentos/ECM
    • Fusion Platform
    • Inovação & TI
    • A Neomind
    • Materiais Educativos
    • Processos/BPM
    • Webinars
  • A Neomind
  • Materiais Gratuitos
  • Contato
  • Português
    • Inglês
  • Siga-nos

Quais são os 5 tipos de mapeamento de processos mais utilizados?

Por Yuri Kaffer18/02/2020 em Processos/BPM, 2 comentários
Capa do blog

Mapeamento de processos é uma metodologia usada a fim de identificar e sequenciar etapas de um processo, suas atividades, entradas e saídas de forma estruturada com o objetivo de buscar melhorias e otimizações.

Quando a metodologia é aplicada, nitidamente notam-se os seguintes benefícios:

  • Qualidade e aumento da satisfação do cliente;
  • Comunicação entre departamentos;
  • Produtividade e redução dos custos;
  • Aumento da visibilidade do desempenho;
  • Indicadores assertivos e precisos.

Neste artigo, leia sobre os 5 tipos de mapeamento de processos mais utilizados:

  1. Fluxograma
  2. Fluxograma horizontal
  3. Mapofluxograma
  4. UML – Unified Modeling Language
  5. BPMN – Business Process Model and Notation

1. Fluxograma

Fluxograma é a representação do processo através de formas e símbolos gráficos padronizados que ao sequenciá-los formam o desenho do fluxo de um processo. Tem o objetivo de facilitar o entendimento do processo por meio de informações visuais, facilitando sua análise de melhorias e otimização.

Uma forte característica do fluxograma é a utilização dos símbolos para representar as atividades e etapas do processo. Nesta imagem, vemos o que cada símbolo representa em um fluxograma.

5 tipos de mapeamento de processos

Fonte: Fluxograma de Processo

Veja também um exemplo de fluxograma de um processo de controle de produto não conforme:

Fluxograma de um processo de controle

Fonte: Fluxograma de Processo

2. Fluxograma horizontal

O fluxograma horizontal é uma versão mais avançada e completa do fluxograma. Nele é possível adicionar mais detalhes para as etapas do processo. O fluxograma horizontal utiliza uma matriz, sendo que:

  • A etapas do processo são indicadas no eixo horizontal e
  • Os responsáveis por executar a atividade são indicados no eixo vertical.

Na imagem abaixo representamos um fluxograma horizontal com suas unidades, etapas e atividades:

3. Mapofluxograma

O mapofluxograma é representado através de um layout da linha de produção de uma fábrica que apresenta o trajeto de um produto, material, formulário ou pessoa em uma linha de produção. É como se fosse a união do fluxograma que vimos anteriormente,  com o layout da linha de produção em questão.

A imagem a seguir mostra um exemplo de mapofluxograma em um processo de produção de panelas:

Mapofluxograma processo de produção

4. UML – Unified Modeling Language

UML é a padronização de um conjunto de diagramas com o principal objetivo de estruturar e descrever qualquer tipo de sistema, partindo do princípio dos diagramas. Aplicando a UML na modelagem de processos conseguimos acompanhar o desenvolvimento do processo ao longo do tempo.

Na UML versão 2.2 existem quatorze tipos de diagramas divididos em duas categorias: os diagramas estruturais e os diagramas comportamentais:

  • Os diagramas estruturais são utilizados para visualizar, especificar, construir e documentar os aspectos estáticos de um sistema.
  • Os diagramas comportamentais são utilizados para fazer a representação de estruturas de classes de negócio, interfaces, classes de controle e outros sistemas.

A imagem abaixo mostra a estrutura dos diagramas UML:

Diagrama tipos de mapeamento de processos

Fonte: UML

5. BPMN – Business Process Model and Notation

Antigamente os profissionais trabalhavam com diferentes notações e ferramentas de modelagem de processos distintas (algumas delas vimos no decorrer deste artigo). Com o tempo isso começou a se tornar improdutivo para as empresas, usuários e clientes. Com essas dificuldades aparecendo, surgiram ideias para padronizar a linguagem de modelagem de processos de negócio e então, assim nasceu o BPMN.

Mas afinal de contas, o que é BPMN?

De maneira resumida, o BPMN (Business Process Model and Notation) é uma notação criada para padronizar a modelagem de processos de negócio. Trata-se de uma notação que ilustra a modelagem de maneira mais simples, completa e precisa.

Assim como em fluxogramas, o BPMN também usa uma simbologia padrão para seu diagrama. De acordo com o BPM CBOK versão 3.0, “símbolos descrevem relacionamentos claramente definidos, tais como fluxo de atividades e ordem de precedência”.

A simbologia do BPMN consiste em quatro grupos:

  1. Raias: são elementos usados para agrupar tarefas de um processo que são desempenhadas por um ator.
  2. Artefatos: são utilizados para fornecer informações de texto adicionais sobre o processo.
  3. Componentes de fluxo: são os símbolos das atividades, eventos, entradas e saídas do processo.
  4. Componentes de conexão: são as linhas que conectam as atividades e componentes do fluxo.

A imagem abaixo exemplifica um diagrama BPMN de um processo de solicitação de demanda desenvolvido na ferramenta Fusion.

Mapeamento de processos

Conheça o BPM Studio

Que tal se aprofundar mais no assunto? Baixe nosso estudo completo e veja como identificar o cenário em que a sua empresa se encontra e quais as vantagens de realizar o mapeio orientado a automatização.

Conclusão

Independentemente de qual tipo de mapeamento de processo a sua empresa opte por utilizar, é preciso que haja um gerenciamento estratégico dos processos para que sua organização consiga desenvolver processos bem estruturados, sistematizados e em perfeito funcionamento.

A falta de gestão de processos em uma empresa pode ser prejudicial para os negócios, principalmente quando não há padrão e nem controle de tarefas. Inevitavelmente acontecerá falhas de comunicação entre os departamentos, resultando em inúmeros danos à corporação e colaboradores.

Para evitar esses danos gerados pela falta de gestão da qualidade e informação, é recomendado utilizar ferramentas BPMN, como por exemplo, a ferramenta Fusion Platform. Com a ferramenta Fusion é possível automatizar seus processos garantido a gestão da qualidade e, consequentemente, resultando no sucesso do seu negócio.

Ainda não conhece o Fusion Platform? Teste gratuitamente durante 15 dias.

BPMmapeamento de processos
Share on FacebookShare on Twitter

2 comentários

Mini Buggy

abril 9, 2020

Muito bom

Responder

Fapinha

abril 9, 2020

conteúdo completo muito bom.

Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

Postagens relacionadas

capa-redesenho-processos

Redesenho de processos em 4 passos

Por Felipe Borba21/01/2025Deixe um comentário
capa-estratégias-para-redução-de-custos-na-gestão-por-processos

Estratégias para redução de custos na gestão por processos

Por Farley Niehues10/12/2024Deixe um comentário
capa-pcf-process-classification-framework-automatizacao-de-processos

PCF: Process Classification Framework e a automatização de processos

Por Farley Niehues21/10/2024Deixe um comentário
capa-fusion platform-bpm-studio-low-code

Fusion Platform BPM Studio: low code na prática

Por Gabriel Gorniack23/09/2024Deixe um comentário

Leia também

  • DMN: o que é Decision Model and Notation
  • No-code: entenda o que é e suas vantagens
  • Como a tipologia documental do Fusion Platform ajuda na gestão dos seus documentos
  • Assinatura híbrida: o que é e como funciona
  • Redesenho de processos em 4 passos

  • Empresa
  • Solução
  • Consultoria
  • Conteúdos
  • Suporte e Atendimento

© 2022 Neomind. Todos os direitos reservados.