Nidec Global Appliance expande uso do Fusion Platform para nível global
A Nidec Global Appliance, detentora da marca Embraco, fabrica e comercializa produtos para aplicações comerciais e residenciais, incluindo soluções de refrigeração, motores para máquinas de lavar, secadoras e lavadoras de louça, assim como componentes para sistemas de aquecimento, ventilação e ar-condicionado. É focada em entregar um portfólio completo e inovador com altos padrões de qualidade, confiabilidade, competitividade e eficiência energética.
Com mais de 15 mil colaboradores, a Nidec Global Appliance tem matrizes em Joinville, Brasil, e em Pordenone, na Itália, além de 14 fábricas e 4 escritórios comerciais em 9 países. Possui capacidade anual de produção combinada de 70 milhões de motores e compressores que atendem mais de 80 países. São 9 Centros de Pesquisa & Desenvolvimento em todo o mundo e mais de 600 engenheiros trabalhando na inovação de produtos. No Brasil, a companhia conta com 5 mil colaboradores em três fábricas.
A Nidec Global Appliance é uma divisão parte da Nidec Corporation, líder global na fabricação de motores e componentes para uma ampla variedade de indústrias, com sede no Japão.
O desafio
Tratar a aprovação de amostras dos produtos da Nidec GA era uma tarefa complexa diante do cenário global e da quantidade de áreas envolvidas no processo: ao todo, eram 41 áreas em 9 plantas em diferentes países e 7 idiomas.
Com tantos atores atuando em conjunto, a maior dificuldade da Nidec GA era conseguir obter rastreabilidade, pois não havia um processo de aprovação de amostras detalhado e padronizado entre as plantas. Nesse cenário, era desafiador saber, em tempo real, em qual etapa o processo se encontrava, se havia alguma pendência ou quais eram os próximos passos.
Outra questão que afetava o processo era a falta de visão do fluxo como um todo: cada área/região precisava lidar com suas dificuldades particulares, o que comprometia o andamento das atividades e tornava o gerenciamento pouco eficaz. A partir desses pontos levantados, surgiram as seguintes perguntas: como resolver o problema? Como tornar a complexidade visual, para que todos estivessem na mesma página?
A Solução
No passado, a Nidec GA implementou outras soluções de gestão, mas teve baixa adesão e não obteve o retorno esperado. Ao visitar uma empresa parceira, que também era cliente da Neomind e utilizava o Fusion Platform, Luiz Gustavo de Oliveira, Gerente Sênior de Tecnologia da Informação na Nidec GA, percebeu o potencial da ferramenta para solucionar o desafio. “Como já tínhamos testado outras soluções, percebi pela experiência do outro cliente que a plataforma estava funcionando. Decidimos então trocar a ferramenta em curso e fizemos um piloto com o Fusion”, conta Luiz Gustavo.
De acordo com o gerente sênior, a decisão foi tomada rapidamente porque a complexidade do cenário exigia uma resposta imediata. A partir daí, deu-se início a parceria entre Nidec GA e Neomind, a fim de viabilizar a automatização do processo de aprovação de amostras via Fusion.
Resultados
Até o momento já foram desenvolvidos mais de 112 processos de forma independente (internamente), pois o Fusion proporciona autonomia às equipes para modelar e automatizar seus próprios processos, além de outros 13 processos que estão em produção com a equipe da Neomind.
Além dos ganhos em integrar diversas áreas da empresa à nível global, a ferramenta proporcionou acuracidade e rastreabilidade do fluxo de informações. Outro destaque foi a redução de tempo de envio e solicitação de amostras, onde obtiveram um ganho de 60% em agilidade nos processos.
O Fusion está integrado ao SAP e conectado com uma ferramenta de Analytics, o que foi de grande importância para que os relatórios e dashboards passassem a ser gerados automaticamente, facilitando a tomada de decisões de diretores e gestores. Luiz Gustavo também reforça que a comunicação entre as áreas e os envolvidos no processo melhorou. “O fluxo está mais visual e a complexidade diminuiu”.
Outros benefícios
O Fusion Platform conseguiu fazer a integração entre as regiões e áreas da empresa, convergindo todas as metodologias utilizadas em um único padrão, o que fez com que a companhia ganhasse em agilidade nos processos.
A facilidade de uso e transparência nos processos foram outras vantagens percebidas pela Nidec Global Appliance e citadas também por Tomas Jancov, Gerente Global de TI da companhia. Ele ainda ressalta como ponto positivo o fato de a equipe conseguir ser independente para resolver os problemas que surgem, ajustar e simplificar um fluxo em questão de segundos (algo que não acontecia com as outras ferramentas utilizadas).
E para não deixar dúvidas quanto aos ganhos da solução, Jancov reforça que apesar da utilização do Fusion Platform ter focada, no primeiro momento, no processo de amostras, a área de TI também viu a possibilidade de trocar outras soluções pelo Fusion e unificar tudo em uma única ferramenta.
Resultados em números
- 41 áreas envolvidas;
- 10 integrações com SAP;
- 60% de ganho em agilidade nos processos em produção;
- 100% de acuracidade e rastreabilidade das informações;
- 112 processos desenvolvidos de forma independente;
- 13 processos em produção.
Quer saber mais? Veja o vídeo case que fizemos sobre a parceria com a Nidec GA:
Aqui na Neomind temos diversos outros exemplos de clientes que se beneficiaram com as vantagens do BPM, esse é um assunto que gostamos de abordar. Realmente acreditamos que a gestão de processos de negócios é fundamental para a condução de boas operações empresariais.
Por isso, nos colocamos à disposição para você tirar suas dúvidas e entender melhor sobre o Fusion Platform, teste gratuitamente por 15 dias.